domingo, 10 de março de 2013

Navegação



NAVEGAÇÃO. 

Senhora de um rio magestoso, que se presta vanlajosamenie a navegação por 
vapor, como é o Parnahyba, que conta 1600 kilometros de extensão e 200 me- 
tros de largura, a província do Piauhy promelte vir oceupar no futuro um lugar 
dis ti neto entre suas irmãs, tanto mais quanto, na actualidade, ella já dispõe de 
uma bem começada navegação por vapor, que abre para alguns de seus flore- 
centes pontos as válvulas, de desenvolvimento e de prosperidade. 

Sem boas vias de communicação e de transporte, a experiência e a observação 
mostram que não pode haver commercio, nem industria, e, sem a existência des- 
sas poderosas fontes de riqueza social, é inútil conceberem-se idêas de pro- 
gresso e de civilisação. 

A navegação por vapor satisfaz plenamente a essas necessidades, porque ten- 
de a snpprimir as grandes distancias e a facilitar os meios de transporte. 

Nesta província, a navegação fluvial por vapor foi um facto, que constantemen- 
te preoceupou a attenção dos presidentes, e nem podia deixar de assim sueceder, 
desde que ella era uma necessidade evidente e palpitante. 

A gloria, porem, de havel-a iniciado coube ao illustrado conselheiro João José 
de Oliveira Junqueira, que no anno de 1858, quando dirigia os destinos des- 
ta parte do império, mandou vir o Urus$uy—o primeiro vapor que sulcou as 
aguas do Parnahyha no dia I o de maio de 1859. 

Ainda foi ao mesmo conselheiro Junqueira que coube iniciar e incorporar a 



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companhia, que hoje existe com a denominação de Companhia de Navegação por 
vapor no rio Parnahyba. 

Em homenagem a esses serviços, prestados com dedicação e patriotismo por 
aquelle iiluslre ex-presidente, n companhia resolveu com acerto dar a um dos 
seus vapores o nome de Conselheiro Junqueira. 

O capiíal da empresa, a que alludo, é de 150:0000000 reis nominaes, repre- 
sentado por 1:500 acções, de 1000000 reis, nchando-se realizado o valor de 1430 
acções emiltidas 143:000$ reis e a realizar em débitos a accionistas 20:000$ reis, 
e 7:0000000 reis de 70 acções em ser. segundo informações da respectiva dire- 
ctoria. 

A companhia possue três vapores, que se denominam Conselheiro Paranaguá, 
Piauhy e Conselheiro Junqueira; o primeiro com força de 40 cavallos, o segundo 
de 30, e o terceiro de 24. 

Esses Ires barcos, como já li ve occasiiio de observar, têm as commodidades 
precisas para passageiros e mercadorias. 

Seria de grande vantagem que a companhia se provesse de algumas pequenas 
lanchas a vapor, visto como ellas concorreriam para a ceei era r o serviço da nave* 
gaçâo e facilitar as communicações. 

Presentemente, a companhia resente-se da falta de barcas de reboque; mas, 
segundo sou informado, já estão sendo construídas algumas barcas de ferro para 
esse fim. 

Dispõe ella de um estabelecimenio de fundição por vapor, bem montado, 
nesta capital, contendo boas machinas de aplainar, tornear, dobrar e furar, e 
bem assim de uma serraria, Lambem por v;q)or. a qual funeciona dentro do mes- 
mo estabelecimento. 

É subvencionada mensalmente, pelo cofre geral com 4.0000000 reis e pelo 
provincial com 2.0000000 reis, afora as subvenções de 1500000 reis e 500000 
reis, que, em virtude de contraio, percebe; a primeira por cada viagem que fi- 
zer qualquer de seus vapores, da cidade de Amarante á villa da Manga, e a se- 
gunda por cada viagem, da cidade da Parnahyba á Amarração. 

Segundo os dados ministrados pela directoria, a receita bruta e liquida da 
companhia nos dous semestres de 1875 é a seguinte: 

Receita 135:8870261 

Despeza propriamente dita 105:0880615 

Porcentagens abandadas 26:6720239 131:7600854 

Resultado a favor- 4:1260407 

Como vedes, este resultado não é, por certo, lisongeiro e satisfactorio. 

A companhia, porem, em suas informações dá como principaes razões delle: 
4 a a falta de commercio e de lavoura na província, acontecendo por isso apparecer 
pouco frete: 2 a a reducção ou diminuição, que se operou na subvenção provin- 
cial o anno próximo passado: 3 a o acerescimo de despezas, que sobreveio com 
o 3 o vapor o Conselheiro Junqueira sem todavia haver augmento de subvenção* 



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No louvável empenho de estender n navegarão fluvial o digno e illuslre ge- 
rente da companhia, Dr. Manoel Ildefonso de Souza Lima, de accordo com a di- 
rectoria, fez seguir no dia 6 de março do corrente anno o vapor Conselheiro 
Junqueira com destino á villa de Santa Philomena, que demora desta capital 
1000 kilometros. 

Como incentivo á essa utilíssima tentativa de exploração, o meu digno anteces- 
sor, Dr. Gervásio Cícero de Albuquerque Mello, mandou dar, sob sua responsabi- 
lidade, pelo cofre provincial a quantia de i:000#000 reis para auxiliar as despe- 
gas de tâo importante commeltimento, pendendo este seu acfo da vossa appro- 
vação. 

Depois de superar os maiores entraves nessa aventurosa derrota, transpondo 
80 cachoeiras, algumas sobremodo perigosas, I0á rochedos, li remansos e 38 
ilhas, o vapor Conselheiro Junqueira teve de regressar á esta cidade, depois de 
48 dias de viagem, havendo chegado somente até o lugar denominado «Empa- 
redado» 400 kilometros alem da villa da Manga e 250 aquém da de Santa Phi- 
lomena, não porque d ? aquelle lugar para diante fosse a navegação im- 
possível, mas porque o inverno ali havia ja tocado ao seu termo; e porisso ti- 
nham as aguas do rio baixado consideravelmente. Chamo a vossa aUenção para 
o relatório do commandante do vapor Conselheiío Junqueira, o qual vos será 
presente em tempo opportuoo. 

Apesar de não ter o vapor, nessa jornada de experiência, que emprehenden, 
chegado á Santa Philomena, todavia a exploração de mais 400 kilometros do fio 
Parnahyba, não pode deixar de ser um acontecimento notável e grandioso para 
a província, porquanto, em vez de 050 kilometros navegados por vapor,conlam- 
se hoje 1:150. 

Converter em facto real e constante essa ensaiada navegação á villa de Sanla 
Philomena, é uma medida ulil e proveitosa; porque, segundo informa o com- 
mandante, á quem me refiro, lugares existem do lado da província do Maranhão, 
á pequena distancia do rio, como seja «Villa-Nova,»— que exportam annualmen- 
te com difficuldade para a cidade de Caxias, cerca de 58:720 kilogrammos de 
algodão, porção de couros de gado, e outros géneros, que serão necessariamen- 
te exportados para Amarante, Theresina e Parnahyba, sendo estabelecida a na- 
vegação até Santa Philomena, visto como, neste caso, o frete será mais fácil e 
módico aos exportadores. 

Assim, julgo merecedora da consideração da companhia a opinião do mesmo 
commandante, quanto á acquisição de um vapor apropriado !\ essa navegação. 

E penso que, destinada a dar impulso e incremento ao commercio e industria, 
a companhia de navegação piauhyense por vapor, única empreza que possue a 
província em condições de dotal-a com os mais fecundos benefícios, no que res- 
peita aos seus melhoramentos materiaes, uma vez que augmente o numero de seus 
vapores em proporção das exigências do serviço, tem justo titulo a ser animada 
e auxiliada em seus meios de vida. 



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COMPANHIA PERNAMBUCANA. 

Havendo um dos meus antecessores contratado com a Companhia de Navega- 
ção Costeira Pernambucana, em ti de dezembro de 1872, o prolongamento de sua 
navegação, do porto do Camossim no Ceará, até o lugar «Portinho» na Amarra- 
ção, mediante a subvenção de 12:000^000 reis annual e fazendo seus vapores 
duas viagens por mez, succedeu que a mesma companhia, ou porque sobrevies- 
sem embaraços nos seus meios de acção, ou porque lhe faltassem vapores para 
isso, deixasse de cumprir as condições do seu contrato. E como esse mesmo 
contrato não possa hoje mais vigorar, por ter caducado, e o novo gerente dessa 
companhia esteja disposto e resolvido, mediante condições mais favoráveis, a pôr 
em pratica uma tão grandiosa, quão ulil idéa, que tende a alargar a esphera das 
relações commerciaes entre esta e as províncias do Ceará e Pernambuco, espero- 
que me habiliteis com a autorização precisa para, em tempo opportuno, celebrar 
com a mencionada companhia, o contrato respectivo para o estabelecimento des- 
ta navegação, que julgo de todo o ponto vantajosa. 

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