segunda-feira, 4 de março de 2013

João José da Cunha Fidié

Figura ilustre e inesquecível João José da Cunha Fidié, desde a primeira escola sabemos da Batalha do Jenipapo, da luta pela independência, acontecimento relevante pra história do Brasil.

JOÃO JOSÉ DA CUNHA FIDIÉ, Capitão-mor,Comendador da Ordem de Avis, Tenente-general reformado, ex-Diretor do Real Colégio Militar, Governador das armas do Piauí, etc.


Página 432



15539. - Cunha, Fidié [João José da]. Documento sobre a prisão de João José da Cunha. Fidié. (1824). V. Rev. do Inst. Hist. XXXVI, 1.' p. (1873), pg. 174.


....


No Piauí, os patriotas de Vila São João da Parnaíba haviam proclamado, a 19 de outubro de 1822, sua adesão à Independência. -Para combatê-los o Major João José da Cunha Fidié partiu de Oeiras, sendo auxiliado nesta missão por um 


...


Entretanto, João José da Cunha Fidié, o soldado inflexível, continuava em Parnaítra combatendo moinhos de vento. Sua inteligência esquemática indicava-lhe Parnaíha como o princípio e fim da rebelião cabocla.


...


A violenta luta, no leito seco do rio Genipapo, terminou indecisa e o major João José da Cunha Fidié, convidado pela Junta local de Caxias, para lá se deslocou, em abril de 1823, fortificando-se na colina de Taboca. Lá, cercado por ...


...


Dissolvida a reunião mandou Filgueiras prender, conforme se acordara na véspera, as pessoas que se tinham oposto mais à capitulação, sendo presos: Tenente-Coronel Luís Manuel de Mesquita, Sargento-mor João José da Cunha Fidié, ..


...





Nenhum comentário:

Postar um comentário