domingo, 10 de março de 2013

As vias ferreas


VIAS DE fiOMMlMCAÇÃO. 

Não existem na província estradas de rodagem que facilitem o transporte dos 
produclos, o que em grande parle concorre para o estado pouco lisongeiro da 
sua lavoura. 

O agricultor não lem incentivo ao trabalho, desde que está convencido que a 
despeza do transporte vai absorver quasi todo o valor da producção; e entretan- 
to o solo desta província é ubérrimo, e ofíerece ao trabalho agrícola abundantís- 
sima colheita f 

Infelizmente os recursos actuaes da província não permittem accudir de prom- 
1o a tão urgente necessidade. 

Sem conhecer perfeitamente a sua topographia, posso dizer-vos, segundo in- 
formações fidedignas,|que a estrada mais necessária ao desenvolvimento da lavou- 
ra e do commercio para o interior é a de Amarante á Oeiras com um ramal para 
Valença. • 

O município de Valença è o mais apropriado â agricultura e onde ella se acha 
mais desenvolvida, apesar dos embaraços com que luta. 

Hoje que todas as províncias tratam de prover-se de viasferreas, poderoso ele- 
mento de progresso e civilisação, e que o governo imperial, solicito em promover 
o bem do paiz, procura por todos os meios auxilial-as neste empenho, seria in- 



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desculpável que a província do Piauhy, tão rira de seiva e produclos naturaes, se 
descurasse de tão palpitante necessidade. 

Uma estrada de ferro económica que partindo de Amarante, ponto de embar- 
que no Parnahyba, se dirigisse a Valença, centro da província, e d*ahi fosse á 
Oeiras, auxiliada pela navegação já existente do Parnahyba, bastaria para, desen- 
volvendo as fontes de riqueza da província, eleval-a ao gr.ío de prosperidade de 
que é digna. 

E nem nos devemos deixar alemorisar pelas difficuldades que possam surgir 
;i realisaçao deste grandioso projecto; são trinta e cinco a 40 legoas de caminho 
de ferro económico, cujas vantagens compensarão sobejamente os sacrifícios ne- 
cessários para leval-o a effeito. 

A linha de que vos fallo. seguindo o valle do Canindé em seu prolongamento, 
deveria alcançar o S. Francisco em frente ao Joazeiro, ponto terminal da estrada 
de ferro da Bahia e Pernambuco. Então poderia a província do Piauhy descançar 
tranquilla do seu brilhante futuro. 

Chamo a vossa attenção para este importante assumpto, e serão verdadeiros 
testemunhos de vosso patriotismo os esforços que empregardes para a realização 
deste proveitoso melhoramento. 

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