sábado, 2 de março de 2013

Então nasce a provincia do Piauhy








A famosa Serra dos Dois Irmãos, esta localizada na divisa da Bahia com o Piauí. É onde acontece a junção das bacias do rio São Francisco e do rio Parnaíba. Encravado no meio da serra fica o sítio Itaú, cujo nome tem origem nas grandes pedras de cor escura que são abundantes na região (Ita=pedra; u=preta – pedra preta, segundo informou Alcides Modesto). 



Visão do vale e da Serra dos Dois Irmãos a partir do mirante do cruzeiro.



Foi por aqui que chegou ao Piauí o destemido conquistador Affonso Mafrense por volta de em 1674. Ao mesmo tempo, ou talvez um pouco antes, Francisco Dias d'Avila, senhor da Casa da Torre, na Bahia, também chegou nas mesmas terras e ainda atravessou o Parnaíba conquistando as beiras do rio Mearim no Maranhão a qual considerou ideal pastagens pro gado.


Tem sido posta em dúvida não somente a prioridade paulista do descobrimento do Piauí, como a presença de Domingos Jorge Velho nessa conquista, cuja glória principal cabe à Casa da Torre". (Pedro Calmon, História da Casa da Torre, pág. 189)

"Declaro, diz ele no seu testamento, que sou senhor e possuidor de metade das terras que pedi no Piauhy com o coronel Francisco Dias d'Avila e seus irmãos, as quais terras descobri e povoei com grande risco da minha vida"


A colonização do Piauhy entrou pela Serra dos Dois Irmãos, prolongação da Ibiapaba, e também pela Serra do Duro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário